Real foi a moeda que mais se valorizou no dia seguinte à vitória de Lula
No primeiro pregão após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial, houve forte volatilidade, mas o dólar comercial acabou encerrando com forte queda, e a Bolsa fechou com ganhos. Pesaram o fato de o resultado, mesmo apertado, não ter sido contestado pelo atual governo e a expectativa de que economistas liberais participem da transição. O real foi a moeda com maior valorização globalmente, segundo dados da Bloomberg.
— Havia uma preocupação com ruído institucional, e o mercado se descolou desse tema — disse o economista-chefe do Banco BV, Roberto Padovani.
Ainda assim, os agentes de mercado continuam à espera da definição da equipe econômica do futuro governo.
O dólar caiu 2,55%, a R$ 5,1654. Já o Ibovespa subiu 1,31%, aos 116.037 pontos. Em outubro, o dólar acumulou queda de 4,24%, e o Ibovespa avançou 5,45%.
— O medo que o mercado tinha de acontecer algo depois das eleições está se dizimando aos poucos. Ele (Lula) fez um discurso muito pacificador, mas ainda não temos de fato a indicação de política econômica que ele vai adotar daqui para frente — disse o gestor da Galápagos Capital, Ubirajara Silva.
O Globo