Não há lugar para bolsonaristas golpistas e nazistas no Brasil
As manifestações golpistas estão alcançando proporções mundiais terríveis. Esse tipo de comportamento só está confirmando a filosofia fascista do governo Bolsonaro. Mas, depois dos perversos gestos nazistas em Santa Catarina, a situação mudou de figura. Obviamente a imagem dos apoiadores de Jair Bolsonaro ficou ainda mais negativa.
O mundo reagiu imediatamente chamando de nazismo, sim, ainda que por aqui estejam tentando arrumar uma justificativa ridícula para tentar desclassificar esse gesto criminoso.
Tem um post no Twitter muito significativo sobre isso, que reúne quem classificou os gestos de Santa Catarina como nazistas: o embaixador da Alemanha, a Embaixada de Israel, o Museu do Holocausto, a Confederação israelita do Brasil e o Instituto Brasil-Israel. Isso é muito grave e um enorme desrespeito ao mundo.
Quem faz esse gesto se transforma num monstro, porque mostra que aqueles apoiadores de Bolsonaro idolatram Hitler. Como negar?
A justiça tem que tomar providências rápidas e duríssimas. Será um risco para a sociedade brasileira se aqueles gestos passarem batidos.
Essas pessoas nazistas tiveram a covardia, perante o mundo e sem medo, de fazer o gesto que simboliza um dos períodos mais terríveis da história mundial. Não podemos admitir o que essa gente está fazendo.
Tenho certeza que o novo governo não deixará passar impunes esses movimentos perversos desses específicos bolsonaristas. Agora que a transição já está começando — tanto que hoje ocorreram as primeiras reuniões em Brasília — essa pauta criminosa deverá entrar nas discussões.
Nos últimos anos, a impunidade predominou no nosso país. O próprio Jair Bolsonaro e sua família usufruíram muito dessa impunidade, tanto que precisaram colocar em sigilo de 100 anos várias investigações sobre o clã destruidor. Mas, ontem, por exemplo, a Justiça já negou um pedido para arquivar uma investigação contra o senador Flávio Bolsonaro. E Carla Zambelli viajou para os Estados Unidos: você está fugindo de quem ou do quê?.
Espero que o presidente Lula quebre mesmo esses sigilos, porque a sociedade brasileira precisa saber tudo o que foi escondido. Um governo que mentiu, enganou, manipulou o país, e que não teve transparência alguma. Tudo foi escondido, ninguém que foi investigado durante esse período foi punido. Tudo foi bloqueado. Essas pessoas devem explicações à justiça e ao povo brasileiro. Além disso, é preciso que o novo governo diminua a quantidade de armas nas ruas.
Esses crimes que estão acontecendo nas estradas e nas portas dos quartéis, juntamente com os perversos que fizeram os gestos nazistas, não podem ficar por isso mesmo.
A justiça também precisa investigar quem financiou esses atos golpistas e criminosos. Esses caras limitaram o direito de ir e vir das pessoas e estão dando um prejuízo enorme para os estados. Eles terão de ser punidos de forma exemplar, porque os golpistas são sabotadores do governo do nosso país, trabalham contra o Brasil.
Exigir intervenção militar é de uma arrogância e de uma prepotência absurdas. É uma enorme pretensão dessas pessoas achar que as Forças Armadas iriam agir só porque eles querem. O que eles acham que são? Quiseram fazer os militares reféns: ou tem intervenção, ou a gente continua com os atos golpistas. Se as Forças saíssem dos quartéis, não seria para um golpe, mas para acabar com os atos.
Essas figuras criminosas não têm a mínima influência nas instituições. O fato real é que vão sofrer punições severas por tudo que causaram.
Quero terminar esse texto destacando a mudança da imagem do Brasil no mundo apenas cinco dias após as eleições. É indiscutível o estrago que Bolsonaro fez dentro do nosso país e também na imagem do nosso Brasil. Voltaremos a ter parceiros para combater o desmatamento da Amazônia, e isso é fantástico. O Brasil não tem lugar para nazistas, fascistas e golpistas.
Por Walter Casagrande Jr.