Candidato é preso quando fazia as provas do Enem em Arcoverde
Um candidato que fazia prova do Enem foi preso no prédio onde estava neste domingo, primeiro dia da avaliação. O caso aconteceu em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. No Estado estão inscritos 184.860 estudantes para o Enem impresso e 1.977 para o modelo digital. Provas de redação, linguagens e ciências humanas vão até 19h.
Outras quatro ocorrências foram registradas pela Polícia Militar de Pernambuco relacionadas às provas neste domingo. Foram nas cidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana; e Caruaru, no Agreste.
Ainda neste domingo houve queda de energia em duas escolas que são locais de prova: em Bonito, no Agreste; e em Águas Belas, no Sertão.
Prisão
“Em Arcoverde, o candidato tinha um mandado de prisão por tráfico de drogas. Ele estava na sala. Um dos nossos PMs se passou por fiscal e o chamou para fora, logo no início da aplicação. Quando saiu, recebeu voz de prisão”, relata o major Daniel Augusto da Silva (foto), que coordena o Enem em Pernambuco pela PMPE.
Segundo o oficial, os demais participantes do Enem não perceberam a prisão e a aplicação transcorreu sem problemas no prédio de Arcoverde.
Em Caruaru, um show que estava sendo realizado em um shopping atrapalhou os candidatos por causa do som alto. Mas a PM interviu e resolveu.
Em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, um grupo de capoeira estava reunido em um prédio próximo a um local de prova. Antes mesmo de começar o exame, candidatos pediram que o barulho fosse interrompido. Foram atendidos.
No Recife houve um desentendimento entre duas pessoas nas proximidades da Unicap, na Boa Vista, por causa de engarrafamento. Em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, o pai de um candidato foi atropelado por uma moto.
“Uma viatura dos Bombeiros socorreu o homem e o levou para UPA de Barra de Jangada. O que soubemos é que ele machucou o joelho”, explica major Daniel.
Por Margarida Azevedo/JC