PRIMEIRO DEBATE MUNICIPAL DA RÁDIO PAJEÚ FERVE E ZÉ NEGÃO SE DESTACA: “É PRECISO PENSAR NO POVO”
Na Manhã dessa sexta-feira (11), aconteceu o primeiro debate das eleições municipais em Afogados da Ingazeira.
Promovido pela Rádio Pajeú com transmissão pela Rádio Cidade FM, o embate foi entre o pré-candidato governista da Frente Popular Alessandro Palmeira, o Sandrinho (PSB) e o pré-candidato a prefeito da oposição José Edson Ferreira, o Zé Negão (PODEMOS) e o Capitão Sidney (PSC). O Debate teve como mediador o comunicador Nill Junior com participação do blogueiro Junior Finfa e começou às 10 horas da manhã.
No primeiro bloco, Junior Finfa perguntou ao pré-candidato Sidney Cruz sobre as possíveis dificuldades de uma majoritária de terceira via, bem como o que tem a oferecer à Afogados da ingazeira: “a geração de emprego e renda são as nossas principais bandeiras.” Afirmou. Já à Alessandro Palmeira, Junior Finfa Perguntou que como o senhor pontua a junção da Frente Popular nesse inicio de campanha irá tentar reaver a negatividade que a população tem com essa junção, na qual respondeu que “a sociedade está em consonância com o nosso projeto, e não vai haver tentativa de ocultar essa junção até porque Totonho nunca saiu da Frente Popular, são um conjunto de forças e não iremos tentar explicar.” Como Junior Finfa insistiu, Alessandro Palmeira mostrou-se incomodado afirmando que não precisaria explicar e não iria explicar. Perguntando ao Pré-candidato Zé Negão Junior Finfa Perguntou qual o maior entrave das gestões atuais da Frente Popular, na qual ele disse que “nesses quatro mandados que Deus me concedeu junto a vontade do povo. Eu fiz tudo o que podia para que Patriota fosse eleito, mas devido as circunstâncias eu rompi com Patriota. Sou coerente e digo que ele fez um bom trabalho no seu primeiro mandato, mas todos sabem que no segundo mandato que ele se afastou até devido a seus problemas, e o vice, que é o candidato a sucessão, assumiu o cargo e deixou muito a desejar. Prova disso é os professores que não recebem o piso salarial suas gratificações devidas. São 19 anos sem concurso público, e isso faz com que se uma à população e cobre isso do gestor. Porque Sandrinho não olhou para os professores e abandonou a cidade.” Afirmou Zé Negão.
No Segundo Bloco foi feita uma única pergunta para os três candidatos, que foi “Qual a Afogados que o senhor projeta para os próximos 4 anos”. Sandrinho ao invés de responder, tentou desqualificar o pré candidato Zé Negão dizendo que ele “está desinformado e perguntou qual Zé negão estava presente naquele recinto, e mostrando autoritarismo, elencou suas prioridades dando continuidade às atividades do governo”. Zé Negão, muito tranquilo e firme, disse “O governo hoje é do abandono. As associações abandonadas, dizem que vão investir nos jovens, como se há 129 anos não tem concurso público? Como vai melhorar a educação se dar as costas para os professores? O Dom Mota é projeto de Mendonça Filho, que apoia nosso projeto. Fora a terceirização da água na Zona Rural, e a única academia que se tem na Zona Rural é fruto de minha luta ao lado do deputado Zeca Cavalcanti. Por que não fizeram em oito anos? O Zé Negão continua o mesmo, ouvindo todas as categorias, porque precisamos investir sem enganar o povo, priorizando a mão de obra afogadense.” Indagado, o capitão Sidney disse que irá “trabalhar em prol da comunidade”
Na réplica, com arrogância, Sandrinho afirmou que fez parcerias com o governo do estado para melhorias para a Zona Rural, o que nos chama a atenção é que ele frisa muito que tem parceria com o governo estadual. Zé Negão por sua vez disse que “Afogados precisa de um gestão que cuide do povo, que não engane o povo, precisa de desenvolvimento mas junto ao povo. São quadras poliesportivas abandonadas, saneamento global que nunca termina, e apenas afirmo que o pré-candidato Sandrinho nada mais é do que a continuidade de uma oligarquia política”. O pré candidato Capitão Sidney disse que “Devo estar na cidade errada, pois eu não consigo ver o que o Sandrinho disse. Vejo escolas rurais fechadas, abandonadas e inclusive com animais dentro. Quanto a pesquisa que ele tanto se vangloria, creio que ela foi feita na porta da prefeitura, pois o povo sequer lhe conhece. A gestão hoje é de um grupo” Finalizou Capitão Sidney.
No terceiro Bloco, o Capitão Sidney perguntou para Alessandro Palmeira “o senhor tem na sua retaguarda um gestor e um ex-gestor respondendo a processos administrativos de administrações anteriores e que te chamou de inerte. A sua equipe será a mesma de hoje”? Respondendo, Sandrinho disse que “não precisa responder que a gestão de Patriota e tentar desqualificar a rádio Pajeú e o instituto consagrado que Nill Junior contrata que é o instituto múltipla”. E, mostrando despreparo, questionou se a população estava nas escadas da prefeitura, desviando do foco da pergunta feita pelo Capitão Sidney e arrogante, disse que “quem irá ganhar será ele”. Já Sidney foi enfático “enquete não ganha eleições. O que ganha é a apuração no dia. O senhor é incoerente, fale a verdade, não minta, não vá por esse lado que a população já sabe como funciona a Frente Popular”. Sandrinho, visivelmente exaltado, afirmou que tem historia, diferente do senhor que história curta, despreparada e mal-educada para disputar o pleito eleitoral, demonstrando completo descontrole na condução do debate.
Zé Negão perguntou ao Capitão Sidney “o que o senhor vem escutado da gestão e do pré-candidato Sandrinho, bem como falar sobre os recursos do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia?”. Respondendo, o capitão Sidney disse que “essa pesquisa não passou pelos lugares que passamos, a realidade é outra. Quanto aos recursos oriundos do governo federal. São mais de 3 milhões e essa conta devera ser vista em relação a como foi destinado esse recurso. Sobre transparência eu não consigo encontrar. Onde esta a lei orgânica e o Plano Diretor, que eu não consigo ver? Contrato com duas laudas não é administração pública”. Na réplica, Zé Negão disse que “Sandrinho afirmou que ele está eleito, subestimando o povo de afogados, e quem decide é o povo. Já que é tão humilde , vem com arrogância e prepotência vem desqualificar a mim e ao capitão Sidney. Deveria sim, desqualificar quem te chamou de “poste” e hoje te apoia. Tá bem pertinho da gente ver isso”. Na tréplica, capitão Sidney afirmou que há um total despreparo para Sandrinho “eu vejo muita hipocrisia, é mandando o povo ficar em casa enquanto Servidoras participam de live, quem é o senhor para tentar desqualificar?”
Sandrinho perguntou para Zé Negão “qual a sua pretensão para cuidar da previdência dos servidores zé negão afirmou que nossa equipe técnica ira ver como está a situação, e assim que levantarmos as informações, iremos buscar melhorias para nossos servidores, coisa que o senhor nunca fez, pois em todos os municípios do Pajeú há piso e melhorias para os professores, vocês querem um povo debaixo do pé de vocês, não oportuniza os afogadenses, pois aqui temos pessoas preparadas, e ainda vem dizer aqui dizer que é o novo? Não engane, não subestime o povo de Afogados”. Prepotente, Sandrinho disse que o Zé Negão “não dispõe de conhecimento técnico”, e vociferou dizendo “você é vereador há 16 anos, e o senhor tem mais tempo de política do que eu”. Calmo, Zé Negão disse “Como foi bom o senhor afirmar dizendo que foi na minha casa, e ainda dizer a mim que não tinha possibilidade de se aliar ao ex-prefeito. Vocês stavam brincando com o povo, e depois disso fazem uma união pensando no pequeno grupo que está governando, e esqueceram do povo de Afogados”. Finalizou o terceiro bloco
Nas considerações finais, o primeiro a falar foi o capitão Sidney Cruz, que disse: “agradeço a oportunidade de participar desse debate, aos pré-candidatos e a população. O Capitão Sidney irá trabalhar com a verdade, com a igualdade de oportunidades, vamos valorizar os nossos servidores, esse é o caminho que iremos seguir”. Por sua vez, Zé Negão agradeceu a toda a equipe da rádio, ao povo de Afogados e aos pré candidatos. “tenho duas coisas na minha vida que eu sempre coloquei na minha vida. Primeiro Deus, e segundo o povo. Fiquei horrorizado quando o Sandrinho disse que já estava eleito. Veja quanto esse povo está acima de Deus e do povo? Será que fizeram esse acordo achando que irá passar por cima do povo? Todo o poder emana de Deus e do povo, e com fé em deus eu finalizo: É PRECISO PENSAR NO POVO”. Sandrinho evocou os serviços prestados pelos seus apoiadores e agradeceu às emissoras e ao grupo que o apoia, que nossa equipe irá governar junto a mim a cidade de Afogados da Ingazeira. Finalizou.