AFOGADOS DA INGAZEIRA – CRIANÇAS QUE TOMARAM VACINAS POR ENGANO CONTINUAM MONITORADAS.

abril 20, 2022 0 Por sertao16
Crianças que tomaram dose errada da vacina contra a covid estão sendo monitoradas em PE: “Fase aguda já passou”, diz Secretário de Saúde, Arthur Amorim.

As crianças imunizadas com a primeira dose da Janssen terão que tomar a vacina da Pfizer após 60 dias.
As crianças que tomaram a vacina da Janssen por engano em Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco, estão sendo monitoradas e observadas pela Secretaria de Saúde do município. No último dia 5 de abril, uma profissional da saúde em vez de aplicar a vacina da Pfizer nas crianças acabou utilizando um imunizante que não faz parte do programa de imunização dos menores de 18 anos.
Em nota enviada à CRESCER, a Secretaria de Saúde informou que esse foi um caso isolado e que após o ocorrido pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde. “Recebemos orientações de que poderíamos tranquilizar os pais e os familiares sobre essa administração [de forma incorreta]. As crianças que tomaram a primeira dose de Janssen vão ter que tomar após 60 dias a da Pfizer pediátrica e as que tomaram a segunda dose estão com o esquema completo de vacinação”, informou Artur Amorim, Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira.
O Secretário, ainda, afirmou que a pasta também consultou especialistas para analisar o caso. “De acordo com os infectologistas que consultamos, a fase mais aguda do processo pós-vacinação já passou e essas crianças não vão apresentar nenhum problema de fato”, esclareceu.