Projeto “Da Poesia ao Vídeo” leva oficinas gratuitas ao interior do Estado.

maio 12, 2022 0 Por sertao16

Com incentivo do Funcultura, oficina está em circulação por Pernambuco e, até julho, leva formação audiovisual gratuita a sete cidades pernambucanas.

Um mergulho teórico e prático na realização de videopoemas. É isso que propõe o projeto “Da Poesia ao Vídeo”, uma oficina audiovisual promovida pela pernambucana Eva Jofilsan. Com incentivo do Funcultura, a iniciativa está em circulação pelo interior de Pernambuco e, até julho, chegará a sete cidades pernambucanas, levando formação gratuita a público geral e estudantes de escolas públicas.

Com carga horária de 20 horas-aula, a oficina conduz os participantes, primeiramente, por imersão em conteúdos teóricos para conhecerem particularidades, história e proposições estéticas do gênero. Depois partem para a prática, na qual se lançam em atividades como criação imagética através de textos poéticos, decupagem, roteirização, filmagem e edição. Após uma semana de aula, os participantes assistem ao videopoema produzido.

Com passagem por sete cidades pernambucanas até julho, a circulação 2022 da oficina “Da Poesia ao Vídeo” iniciou por Taquaritinga do Norte, em março passado. Em parceria com a Mostra Curta Taquary, a oficina no município foi voltada integralmente para estudantes da escola pública Padre Ibiapina, no distrito de Gravatá do Ibiapina.

Neste maio, o projeto chegou a mais quatro cidades – Afogados da Ingazeira (2 a 6/5), na programação da Mostra Pajeú de Cinema; Arcoverde (9 a 13/5), dentro da Mostra Aldeia Olho D’água dos Bredos; Garanhuns (23 a 27/5); e Aldeia Bem Querer de Cima, em Jatobá (3/5 a 3/6), esta última voltada especialmente para os indígenas Pankararus.

“A oficina vem para difundir o gênero da videopoesia e incentivar que cada vez mais pessoas de diferentes realidades possam contar suas histórias através da interligação entre literatura e audiovisual”, explica Eva Jofilsan, que desde 2015 realiza a oficina em escolas, festivais e mostras de Pernambuco. Durante a pandemia, a realizadora ainda promoveu uma edição virtual, com apoio da Lei Aldir Blanc, intitulada “Poema em Movimento”.

A oficina “Da Poesia Ao Vídeo” vai percorrer o interior de Pernambuco até julho, chegando ainda a Vitória do Santo Antão e Goiana. Novidades sobre a iniciativa podem ser conferidas no Instagram @dapoesiaaovideo. O projeto é uma realização da Espiral Filmes com produção da Anilina Produções e incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco.

Mais informações: Instagram @dapoesiaaovideo / dapoesiaaovideo@gmail.com