Dois médicos botam lenha na fogueira ao negar câncer de mama e criticar mamografia; Inca rebate e investigações começam
Rapaz, a coisa tá feia! Dois médicos, cada um mais enrolado que novelo de linha, resolveram abrir a boca para falar de câncer de mama, só que sem base científica nenhuma. A confusão estourou nesta terça (29), quando as entidades da área da saúde botaram o dedo na denúncia, reclamando essas declarações meio doidas compartilhadas justamente no Outubro Rosa – o mês todinho de conscientização!
O primeiro, Lucas Ferreira Mattos, anda espalhando no Instagram que fazer mamografia é perigoso, dizendo que “uma mamografia é igual a 200 raios-X” e que isso é o suficiente para provocar câncer! Pois o macho soltou o verbo e ainda disse que “tinha certeza” de que o nódulo benigno era falta de iodo. Não demorou a gravação já estava lá no Conselho de Medicina de São Paulo, que agora investiga a história.
Já a doutora Lana Almeida, que também entrou na onda, disse que “câncer de mama nem existe” e mandou o povo esquecer o Outubro Rosa. Pra completar, ofereceu um tratamento de hormônios, alegando que isso resolveria o problema. Só que o Conselho do Pará já tá de olho, porque, segundo o pessoal do Inca, isso é conversa fiada, fake news da grossa.
Enquanto o fuxico corre, a Sociedade Brasileira de Mastologia soltou um aviso dizendo que esse tipo de “conversa milagrosa” só serve para botar a saúde do povo em risco. A confusão foi tanta que até o perfil da doutora Lana no Instagram, que tava lá firme e forte, ficou assim, ausente do nada!
E fica o aviso: informação é coisa séria, principalmente quando é sobre saúde!