De gari a prefeito: Conheça o único gari eleito prefeito no Brasil
No último 6 de outubro, a vida de Nerivan Alvares de Lima, o popular Nerivan Gari, tomou um rumo inesperado e transformador. Aos 38 anos, após quase 15 anos de trabalho como gari concursado, ele foi eleito prefeito de Caraúbas (PB), uma pequena cidade com pouco mais de 4 mil habitantes, localizada na divisa com Pernambuco. Com sua vitória, Nerivan se tornou o único gari eleito prefeito no Brasil.
Este ano, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 432 garis se candidataram nas eleições. Desses, apenas três concorreram a cargos de prefeito, e apenas Nerivan saiu vitorioso.
“Até outro dia, a gente era gari, e agora passou a ser ‘o patrão’, uma reviravolta grande demais. Com certeza, uma grande conquista”, celebra Nerivan, emocionado, em entrevista. O sentimento de vitória é ainda mais doce pelo fato de ele ter enfrentado uma disputa apertada em 2020, quando empatou em votos com o então prefeito de Caraúbas. Ambos receberam 1.761 votos, mas Nerivan perdeu no desempate devido a um critério inusitado: a idade. Na ocasião, o critério de desempate, previsto pela lei eleitoral, favoreceu o candidato mais velho.
Agora, Nerivan, com seu carisma e trabalho duro, tem uma missão inédita: conduzir sua cidade à frente. Ele simboliza que a mudança não está reservada apenas para aqueles de trajetórias políticas tradicionais, mas também para quem conhece o chão das ruas, a labuta diária e os desafios da vida comum.
A vitória de Nerivan nos leva a uma reflexão importante: será que ser candidato é uma questão de merecimento ou de oportunidade? Se um gari pode se tornar prefeito, será que todos nós também temos o direito de sonhar mais alto, de buscar uma mudança, independentemente da nossa ocupação? O que define quem é merecedor de ocupar um cargo público? Nerivan mostrou que, com determinação, humildade e o apoio da comunidade, é possível chegar longe.