João Campos: O Popstar da Política ou Apenas Mais Um Fenômeno Passageiro

João Campos: O Popstar da Política ou Apenas Mais Um Fenômeno Passageiro

outubro 17, 2024 0 Por sertao16

E aí, galera, já pararam pra pensar no novo “rockstar” da política? O prefeito de Recife, João Campos, tá aí dando o que falar com seus 78% de votos no primeiro turno. Moleza? Não é bem assim. O cara tem só 30 anos e já é considerado um dos maiores nomes da esquerda no Brasil. Mas será que a popularidade nas redes sociais é suficiente pra sustentar uma carreira política sólida?

Campos, com seus 2,7 milhões de seguidores no Instagram (sim, mais que o Boulos), anda rodando o país, dando uma força pros aliados no segundo turno das eleições. Essa semana, por exemplo, ele esteve em Fortaleza, ao lado de Evandro Leitão (PT), que tá numa disputa acirrada com André Fernandes (PL). E dizem que a agenda dele tá lotada: ainda tem Natal e Belém no radar, onde outros aliados enfrentam candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. O jogo político tá pesado, mas João Campos parece saber jogar bem.

O que chama a atenção é como ele usa o “fator jovem” a seu favor. Sim, o cara é pop nas redes e ainda arriscou um “nevar” no Carnaval – um visual descolorido que, parece, caiu no gosto do público. Mas, vamos combinar: a política é mais do que seguidores e cabelos loiros, né? Tá na hora de refletirmos se carisma online é sinônimo de boa gestão. Porque, beleza, ele arrebentou nas urnas em Recife, mas será que isso se traduz em liderança real no cenário nacional?

Outro ponto é que João tem sido visto como um nome forte pra engajar os mais novos. E essa semana, em Fortaleza, ele tava lá, dando um empurrãozinho na campanha de Leitão, que tá tentando roubar o público jovem de André Fernandes, um dos queridinhos da galera bolsonarista. E olha que essa é uma missão e tanto: o Fernandes tem 26 anos e, pelo visto, sabe muito bem como se comunicar com essa faixa etária. Então, será que o “fator João Campos” vai realmente mudar o jogo?

E não para por aí. O prefeito de Recife vai descer em Natal pra apoiar a Natália Bonavides (PT), que também é jovem, mas tá atrás nas pesquisas. Será que a galera vai comprar essa ideia de que juventude não é sinônimo de inexperiência?

Fica aí o questionamento: será que estamos olhando pro futuro da política nacional ou só mais um fenômeno passageiro? Afinal, a política real é muito mais complicada que um story no Instagram. Vale a pena refletir. Diz ai!