Saiba o que é “CLT Premium” e entenda trend sobre luxos trabalhistas
Você já ouviu a expressão “CLT premium”? Sabe o que significa? Nos últimos dias, o termo viralizou nas redes sociais, especialmente no TikTok, após uma nova trend, e se refere a profissionais contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas que recebem benefícios diferenciados.
A trend é o mesmo que tendência, em português. De acordo com o Google Trends, na última semana, as buscas na internet por essa expressão tiveram um aumento de 100%.
Entre os benefícios que se encaixam na nova trend estão vale-refeição e alimentação com valores altos, bonificação referente aos lucros obtidos pela empresa, plano de saúde e academia de graça.
É preciso esclarecer que esses tipos de benefícios não são direitos trabalhistas, como no caso do auxílio-transporte, férias, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Sendo assim, as empresas não têm a obrigatoriedade de oferecê-los.
Vídeo viral
Boa parte dos conteúdos sobre CLT premium é publicada por jovens da “Gen Z” – grupo formado por pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.
Ao g1, o jovem Victor Paz, de 23 anos, que é gerente de contas em uma instituição financeira de Santa Catarina e responsável por um dos vídeos da trend, que já atingiu quase 4 milhões de visualizações, contou que tem direito a 14º e 15º salários.
Segundo ele, “só com o vale-refeição, recebo o valor de quase dois salários mínimos”, afirmou.
“O pessoal ainda está desacostumado e remete o CLT a algo sofrido, que não dá frutos. Não é sempre assim, mas, para se ter um bom cargo, é preciso se aperfeiçoar”, diz o jovem.
Nos vídeos, os “CLT’s premium” ostentam os diferenciais que existem em suas empresas por meio de uma combinação de fotos em carrossel.
Dúvidas e pedidos de ajuda
Victor disse, ainda, que recebeu pedidos de ajuda, por meio de comentários na postagem e ainda mensagens privadas, após a repercussão do vídeo.
“Tem quem mandou mensagem pedindo uma luz, enviou o currículo. Estou incentivando (…) vou fazer mais vídeos para explicar como funcionam esses recrutamentos. As pessoas perdem oportunidades por falta de informação.”
Apesar dos relatos, o especialista em gestão de pessoas Victor Martinez afirma que a tendência pode desencadear sentimentos de inferioridade e insatisfação em quem não usufrui dos mesmos benefícios exigidos pelos “CLT’s premiums”.
“Tem que ter cuidado porque, em um país como o nosso, dizer que o seu VR é maior que um salário mínimo pode ser visto como algo agressivo. Parte da população só recebe isso no mês”, diz Victor.
Além disso, para o especialista em gestão de pessoas, o título “CLT Premium” está sendo aplicado como um “distintivo”, segundo o qual a pessoa se coloca em um patamar superior aos demais e se qualifica como um vencedor.
Por outro lado, ele acredita que a repercussão da tendência pode estimular o mercado a oferecer melhores condições de trabalho para atrair e reter novos talentos.
Por: Laura Braga